Elas enfrentam, ao mesmo tempo, duas grandes insígnias da estrutura machista dominante: mulheres não são inteligentes o suficiente, mulheres não sabem se divertir.
O RPGirls nasceu em 2013 com Mari, Gabi, Dani, Pamela, Bárbara, Laís e Carol, jogadoras que enfrentavam um ambiente hostil para as mulheres, um ambiente de abuso, mainsplaining, exclusão, às vezes sutil outras vezes nem tanto.
E por isso perceberam a dificuldade das mulheres de se aproximarem desse universo nerd devido a um sentimento de desajuste ao jogar provocado pelo ambiente, pela falta de representatividade e de ocupar espaços de protagonismo. Isso ficava muito nítido quando elas chegavam ao Clube de Jogos Sétima Armada e não encontravam nenhuma outra mulher.
Elas então se juntam e criam o RPGirls, experimentando produzir eventos pensados para receber essas mulheres, sendo o primeiro deles o 'Quero Jogar RPGirls'. Depois de dois eventos produzidos com sucesso, com presença de cerca de 80 mulheres em cada, e um tempo de amadurecimento da ideia, o Coletivo reorganiza o seu núcleo em 2018, hoje composto por Clarissa, Amana e Carol, e retomam as ações em um novo formato. E voltam arrasando com o 1º 'Jogue como uma Garota', com participação de cerca de 200 pessoas!
Com o objetivo de tornar os espaços mais seguros para as mulheres e de proporcionar que as mulheres e a comunidade LGBTQI+ se sintam bem em qualquer lugar, o RPGirls promove, atualmente, eventos mensais itinerantes levando esse modo agregador de jogar aos espaços.
Além disso, recebem jogadoras iniciantes e se dispõe a ensinar e apoiar essas mulheres que se aproximam a fim de trazer mais mulheres para o lugar do jogo. Os eventos são abertos a todas as pessoas, independente do gênero, mas a condução e a narrativa dos jogos são espaços exclusivos das mulheres.
Elas seguem mostrando que as mulheres podem ser executoras de atividades fantásticas e que os espaços estão aí, para serem ocupados!
'Vem jogar enquanto destrói o patriarcado'! Foram elas quem disseram isso!
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rês pessoas jogam ao redor de uma mesa. Não se vê seus rostos. De um lado da mesa, está uma pessoa vestida com camiseta com estampa de dragão e uma mulher de cabelos loiros e longos. Ela segura uma pequena peça metálica. A pessoa à frente da mulher estica o braço para mover outra peça de metal sobre o tabuleiro de tecido amarelado. Perto dessa peça de metal, estão mais três: duas esculturas de homens vestidos com armaduras, empunhando espadas e outras armas, e outra de uma mulher de vestido longo e capa. Sobre o tabuleiro também estão um lápis, dados tradicionais e dados coloridos de 8 lados, sendo que cada lado tem um número escrito.
Sentada em uma cadeira, Clarissa escreve em um papel pardo e sorri. Ela tem pele clara, cabelos castanhos e lisos, na altura dos ombros, e usa óculos. Está com um medalhão no pescoço e com uma blusa preta, com mangas levemente transparentes. Ela apóia o papel pardo sobre um caderno aberto, que está em cima de duas mesas escolares unidas. À frente dessas mesas e encostadas nelas, há mais duas mesas iguais. Sobre as quatro mesas, há muitos dados coloridos colocados em caixinhas e potes; dois dados gigantes de madeira, com vários lados; uma caixa com um dragão em alto relevo; duas velas brancas; e alguns papéis avulsos.
Uma pessoa segura uma carta, apoiando-a na mesa com as duas mãos e mantendo a parte interna virada para si. Essa pessoa, da qual não vemos o rosto, usa roupa rosa, pulseiras de contas e de cordão, e muitos anéis, alguns com pedras grandes. Suas unhas estão pintadas de preto. À frente da pessoa, há mais quatro cartas sobre a mesa, todas com um desenho, um título e um texto. A carta mais visível tem o título Mago e o desenho de um homem com um chapéu pontudo e uma varinha na mão. Ao lado da pessoa, estão dois montinhos de carta. No verso delas, está escrito Munchkin.
De pé e mostrada do quadril para cima, Carol sorri e apóia a ponta de um lápis no queixo. Ela tem pele morena, cabelos escuros e cacheados, presos num rabo volumoso. Usa blusa amarela com decote ombro a ombro, estampada com flores brancas, e calça ou saia em um outro tom de amarelo.
Sentada à mesa, Amana joga Munchkin com um homem. Ela tem pele clara e uma pequena coroa sobre os cabelos castanhos, lisos e longos. Usa uma capa cor de rosa sobre a roupa da mesma cor. Ela olha para a carta exposta sobre a mesa, e a toca com as unhas pintadas de preto. Suas mãos estão enfeitadas com pulseiras e muitos anéis. O homem à frente, que usa óculos, observa a carta no centro da mesa.
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