RPGirls
- Coletivo Naiá
- 3 de set. de 2019
- 2 min de leitura
Elas enfrentam, ao mesmo tempo, duas grandes insígnias da estrutura machista dominante: mulheres não são inteligentes o suficiente, mulheres não sabem se divertir.
O RPGirls nasceu em 2013 com Mari, Gabi, Dani, Pamela, Bárbara, Laís e Carol, jogadoras que enfrentavam um ambiente hostil para as mulheres, um ambiente de abuso, mainsplaining, exclusão, às vezes sutil outras vezes nem tanto.
E por isso perceberam a dificuldade das mulheres de se aproximarem desse universo nerd devido a um sentimento de desajuste ao jogar provocado pelo ambiente, pela falta de representatividade e de ocupar espaços de protagonismo. Isso ficava muito nítido quando elas chegavam ao Clube de Jogos Sétima Armada e não encontravam nenhuma outra mulher.
Elas então se juntam e criam o RPGirls, experimentando produzir eventos pensados para receber essas mulheres, sendo o primeiro deles o 'Quero Jogar RPGirls'. Depois de dois eventos produzidos com sucesso, com presença de cerca de 80 mulheres em cada, e um tempo de amadurecimento da ideia, o Coletivo reorganiza o seu núcleo em 2018, hoje composto por Clarissa, Amana e Carol, e retomam as ações em um novo formato. E voltam arrasando com o 1º 'Jogue como uma Garota', com participação de cerca de 200 pessoas!
Com o objetivo de tornar os espaços mais seguros para as mulheres e de proporcionar que as mulheres e a comunidade LGBTQI+ se sintam bem em qualquer lugar, o RPGirls promove, atualmente, eventos mensais itinerantes levando esse modo agregador de jogar aos espaços.
Além disso, recebem jogadoras iniciantes e se dispõe a ensinar e apoiar essas mulheres que se aproximam a fim de trazer mais mulheres para o lugar do jogo. Os eventos são abertos a todas as pessoas, independente do gênero, mas a condução e a narrativa dos jogos são espaços exclusivos das mulheres.
Elas seguem mostrando que as mulheres podem ser executoras de atividades fantásticas e que os espaços estão aí, para serem ocupados!
'Vem jogar enquanto destrói o patriarcado'! Foram elas quem disseram isso!
Ficou interessada? Acompanhe os eventos por meio das redes sociais!
Instagram: @rpg.gilrs
Facebook: fb/rpgirlslife
E-mail: roleplayinggirls@gmail.com
Contato: 31 9937 11678
Integrantes: Mariana Meireles, Carol, Amana "Silumgar", Clarissa Assis
Belo Horizonte . Minas Gerais . Brasil . Intinerante . Social, Militante e Educação . Jogos . RPG . Nerd . Mulheres Jogadoras . Playing Girls
Comments