Porque não em “Beagá”?
Essa foi a pergunta que deu início a história da Navaranda. Em uma viagem a São Paulo, a Jéssica Gomes conheceu o Ladies Wine and Design (LWD). Junto com a Gabriela Santos, a Nathália Leandro e a Grazielle Souza em 2017 trouxeram este projeto para nossa cidade. Em um espaço acolhedor, com taças de vinho e muitas trocas o LWD proporciona encontros mensais de muita escuta e troca de experiências. Como disse a Jéssica: “Acho que o mais importante é que todas sejam ouvidas.”
O LWD foi idealizado por Jessica Walsh e acontece em vários lugares no mundo. Estivemos no encontro em fevereiro deste ano sobre finanças. Partilhamos sobre nossa relação com o dinheiro na vida pessoal e profissional e fomos presenteadas com as dicas maravilhosas da Camila Teodoro, a convidada especial deste encontro, fundadora da Planos Meus. A ideia é proporcionar estes espaços de criação de rede e apoio entre mulheres designers ou da indústria criativa em geral, que hoje, infelizmente, ainda ocupam um mercado majoritariamente masculino. E dizemos masculino não só pela presença e reconhecimento profissional de mais homens que mulheres, mas também pela forma de se trabalhar proposta por muitas instituições, baseada na concorrência e não na parceria.
Dessa iniciativa começaram a surgir novos convites e ideias de projetos e daí nasceu a Navaranda. Mulheres em rede criando conteúdos sobre contextos diversos do universo feminino. Como nos contou a Gabi: “A Navaranda tem três propósitos que permeiam qualquer uma de suas ações: a troca, o acolhimento e a mobilização”. Hoje, além do Ladies, produzem o Museu das Minas, o Saúde Sem Tabus e sua mais nova produção audiovisual, Cidade das Minas. E já sabemos que logo vem mais projetos por aí!! Essas mulheres tão cheias de criatividade, energia e força de vontade. Não temos dúvida que vamos ainda saber ou participar de muitos encontros dessa rede que elas estão fomentando e que a cada dia cresce mais e mais.
Instagram: @navaranda.cc
Facebook: @navaranda.cc
Belo Horizonte. Minas Gerais. Brasil. Fixo. Empreendedorismo.
Commentaires