O fazer das mais velhas, das mulheres de Pinhões, são memórias que escrevem a história da comunidade. Legado passado de geração em geração, das avós às filhas, das filhas as netas e netos, que compõe o modo de ser Quilombola.
A Associação Cultural das Mulheres Quilombolas existe a partir do desejo de valorizar e preservar as tradições existentes na comunidade nesses mais de 100 anos de história, sendo mais que um movimento que inspira a continuidade dos saberes, um movimento que vai ao encontro da necessidade de possibilitar uma qualidade de vida aos moradores. Compreendendo a manutenção das práticas culturais e a luta por direitos como os pilares para a preservação da história.
A Associação surge em 2006 no centenário da Igreja Nossa Senhora do Rosário, momento no qual, realiza-se uma homenagem às "famílias construtoras da cidade". A partir daí cria-se a Associação das Mulheres Quilombolas de Pinhões, afim de registrar e buscar a história do povo, além de representar a comunidade em seus diversos interesses e lutas.
Hoje a Associação realiza uma plenária toda segunda quarta do mês, às 19:30 horas, aberta a todos os interessados. E promove cursos, oficinas, palestras e parcerias inserindo as mulheres em novas experiências externas e de retorno à terra.
E-mail: acmqp.pinhoesquulombo@gmail.com
Contato: 3641-9170 / 98565-1038
Pinhões . Santa Luzia . Minas Gerais . Brasil . Intinerante . Arte, Cultura e Comunicação . Social, Militante e Educação . Quilombo . Mulheres quilombolas
Comments