top of page

Mulheres do Tecer

  • Foto do escritor: Coletivo Naiá
    Coletivo Naiá
  • 3 de set. de 2019
  • 2 min de leitura

Há 19 anos o pessoal da Cia Candongas se perdeu no encontro dos bairros Santa Cruz e Cachoeirinha e por um acaso do destino encontraram o local onde à Casa de Candongas funciona até hoje. Um espaço cultural de portas abertas, no qual a rua e a comunidade fazem parte de sua construção diária, que abriga oficinas de teatro, dança, aulas de pilates, apresentações e muitas outras atividades desde sua fundação.


As mulheres da comunidade sempre tiveram um papel importante no dia a dia da casa: levando as crianças, participando das oficinas e inclusive montando um espetáculo "Uma tal Maria" que tem no elenco mulheres entre 15 e 71 anos. E em um momento de crise foram justamente essas mulheres que se reuniram para não permitir que a casa se fechasse: se juntaram, recolheram doações, organizaram bazares e deram então origem ao grupo Mulheres do Tecer. Em janeiro de 2018, através da força de muitos braços e diversas doações, transformaram um depósito de equipamentos que ficava no sótão da casa em um ateliê que hoje possui mais de 5 máquinas de costura, mesas e material para confecções e criações diversas.


O grupo flutua entre 12 e 20 mulheres que se reúnem semanalmente para produção, cursos de capacitação e aprimoramento, além da participação em feiras, revenda em lojas e outras parcerias. A Cláudia Henrique é uma das integrantes da Cia Candongas, gestora do espaço ao lado do Gustavo Bartolozzi, e responsável pelo Mulheres do Tecer. Seu histórico de atuação sempre esteve atrelado à rua, às pessoas e à função social da arte. Segundo ela, mais do que uma forma de geração de renda, as mulheres estão tecendo sua história, costurando o mundo. Os momentos de encontro são também um momento para elas, que muitas vezes viveram em função do cuidado com o outro: estão traçando identidade, construindo personalidade através das suas criações, cuidando de si e trocando com as outras.


Instagram: @ciacandongas

Facebook: fb/ciacandongas

E-mail: casadecandongas@ciacandongas.com.br

Contato: 31-34441964 / 986992770

Endereço: Avenida Cachoeirinha, 2221 - Bairro Santa Cruz - B.H/M.G


Integrantes: Beatriz Santos, Beth Magalhães, Cida Soares, Dolvair Ribeiro, Eliane Faria, Maria Luiza, Marlene Reis, Patricia Roberta, Preta, Rivane Fantauzzi, Wall Fatima


Belo Horizonte . Minas Gerais . Brasil . Fixo . Social, Militante e Educação . Empreendedorismo . Artesanato . Costura . Economia Solidária


Comments


Faça contato com a gente!
Será um prazer conhece-la (lo)!

31 9 8959 - 2008
31 9 9292 - 0064
coletivonaia@gmail.com
Belo Horizonte - MG / Brasil

Obrigado! Mensagem enviada.

Desenvolvimento Coletivo Naiá 
bottom of page