'Muita mulher junta não dá certo', esse foi o segundo mito que as ‘Minas’ fizeram cair por terra. O primeiro ? Que 'a rua não é lugar de mulher'.
Elas são um coletivo de mulheres grafiteiras que pintavam cada uma individualmente e enfrentavam os mesmo desafios, as mesmas questões e tinham visões e ideias próximas sobre o universo feminino e o movimento da arte urbana, faltava apenas se conhecerem. E foi em 2012, num evento no Rio de Janeiro que elas se descobriram e se uniram pra fortalecer o trabalho e a vida.
É assim que elas veem o coletivo, um grupo de vida que contribuiu na evolução individual do trabalho de cada uma, mas principalmente as ajudou no amadurecimento enquanto mulheres e no relacionamento interpessoal.
Elas estão na rua, fazem parte da cena urbana, interferem no movimento enquanto alteram a paisagem. Fazem a diferença na vida das pessoas, mas como a própria vida a arte é efêmera, ela permanece na performance de quem pinta e no muro que sofre as alterações do tempo.
Muitos são os motivos que as fazem seguir com o projeto: a relação com a cidade, a quebra da rotina, o momento de desconectar, interferir na cena e no cotidiano de quem passa. Para além do muro elas inspiram outras mulheres e fortalecem o trabalho de outras grafiteiras que iniciam ou estão na luta do fazer.
Lídia Viber, Krol, Nica, e Musa, as Minas de Minas fazem acontecer com os projetos:
Minas de Minas convida,
Minas de Minas visita,
Delas,
Nós podemos tudo.
Registramos uma pintura do projeto nós podemos tudo, onde o coletivo faz releituras de mulheres importantes pra elas e misturam referencias retratando a força e a potencia dessas mulheres. A construção da imagem, do painel é coletiva realizada a partir da escolha do muro. Todas as obras matém o centro circular. Lídia Viber é a responsável por digitalizar o layout e aplicar às dimensões do muro. A pintura é feita por todas as mãos.
Saiba mais sobre o trabalho dessas mulheres incríveis!
É dia. Vistas de perfil, Nica e Lidia estão na calçada, à frente de um muro laranja com um grafite colorido. Mais próxima, Nica está de pé, segurando uma lata de spray, ao lado de uma escada com quatro degraus. Nica é negra e tem um turbante estampado, amarrado de forma simples sobre os cabelos crespos e escuros. Ela usa brincos de argola, camiseta preta, calça jeans e tênis branco. Ao fundo, Lidia está no alto de uma escada metálica, que está apoiada no muro. Ela usa shorts jeans e camisa cinza. Entre as duas escadas, o chão está cheio de latas de spray. Cada lata é preta e tem a parte de cima na cor da tinta correspondente.
Ainda no alto da escada, Lidia pinta o muro com um spray verde. Ela é negra e tem cabelos castanhos com cachos estreitos, presos no alto da cabeça em um coque abacaxi. Tem sobrancelhas bem desenhadas, usa um piercing de argola no meio do nariz e brinco pequeno na orelha. As mangas de sua camisa estão arregaçadas. Ao fundo, vê-se uma árvore de copa larga, cheia de folhas verdes.
De costas, Nica toca o grafite multicolorido, numa parte em há um pedaço de fita crepe delimitando o espaço do desenho. Na parte de trás da camiseta dela, está a logo amarela do grupo, composto pelo desenho de uma coroa e pelo nome Minas das Minas crew, escrito de forma estilizada e expressiva, característica do grafite. No muro, estão diversas formas em cores diferentes. À direita, é possível distinguir parte de um tucano, com seu corpo preto, olho azul e longo bico laranja.
Ao fundo, depois dos carros em trânsito na rua, vê-se todo o muro laranja, na parte de baixo de um prédio de esquina. Krol está em uma escada bem no meio do muro, Nica está ao lado dela na calçada, e Lidia está à esquerda, numa escada baixa, esboçando os últimos traços do desenho com linhas pretas. A parte já pronta do grafite mostra uma mulher negra, segurando um pandeiro com a mão direita. Ela usa um turbante na cabeça, cheio de frutas tropicais, como coco, manga e abacaxi. Também usa argolas azuis nas orelhas, colar de contas, e uma roupa marrom com mangas bufantes, estampada com manchas de onça pintada. A redor da mulher, estão tucanos, folhas verdes e outras frutas.
Por debaixo da escada onde está Krol, vemos Nica na calçada, pintando o muro com spray. Só vemos os tênis e a calça preta de Krol. A escada onde ela sobe está cheia de manchas e riscos de tinta. Ao fundo, um ônibus passa na rua.
Belo Horizonte. Minas Gerais. Brasil. Coletivo de grafiteiras. Arte, cultura e comunicação.
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