É por exemplo chegar em um hospital e não ter um aparelho de pressão que fecha no seu braço porque a circunferência dele é maior que a do aparelho. É enquanto consumidora não ter roupas que se adequem ao seu tamanho. E por consequência ter que usar “o que cabe” não o que gosta e sente que a representa.
“Quantas mulheres gordas não conseguem emprego, porque não podem se vestir adequadamente para um entrevista de emprego? Se ela não está confiante em como ela está se vestindo, ela transparece esta insegurança.”
Muitas marcas de roupas, calçados e acessórios Plus Size começaram com peças produzidas para consumo próprio. Sandra Costa, foi uma destas mulheres que através da produção de biquínis Plus Size percebeu que uma simples peça de roupa pode transformar uma pessoa. Ela viu mulheres radiantes indo à praia, à piscina, após anos, por terem biquínis feitos para elas.
E no intuito de facilitar o acesso, dar visibilidade e proporcionar um espaço centralizado e focado em diversas opções de vestimentas para a mulher gorda a Sandra criou em 2015 a feira “BH+ Estilo Plus”. A primeira feira Plus Size em Belo Horizonte com, em sua grande maioria, “mulheres empreendedoras de todo o país que passaram por dolorosos processos de aceitação do corpo e hoje fazem das suas vivências um meio de sobrevivência, ajudando outras mulheres nesse processo, através da garantia e acesso a roupas e acessórios que fortaleçam a imagem política do corpo gordo!”
Além da feira, hoje, acontecem várias outras atividades que são parte do Movimento BH+ Estilo Plus que visam proporcionar espaços de afirmação, consumo consciente, acolhimento, fortalecimento da auto-estima e amor próprio. Tudo isto através de um grupo de troca pelo whats app, festas body positive, desfiles, rodas de conversas sobre temas como gordofobia, distúrbio de imagem, pressão estética, distúrbios alimentares, saúde e beleza…
No estande de uma feira, em um galpão fechado, uma mulher de pé segura algumas roupas dobradas. A mulher tem pele morena, cabelos escuros, longos e ondulados. Usa maquiagem leve e sorri. Está vestida com roupas pretas, incluindo um casaco de zíper. À frente dela, há várias roupas dobradas sobre uma estante aramada. Ao fundo, há pessoas algumas pessoas, e cabideiros com roupas penduradas.
Duas mulheres sorridentes se abraçam de lado, olhando uma para a outra. Ambas são gordas, têm pele clara e cabelos claros, lisos e longos. A mulher da esquerda tem os cabelos presos num rabo e usa brinco de argola. Está com um vestido preto e sem mangas sobre blusa de filó transparente, estampada com caveiras pretas. A mulher da direita é um pouco mais alta, tem os cabelos soltos e usa vários brincos na orelha. Usa colete preto sobre vestido jeans, e uma bolsa preta pequena. Ao fundo, há dois cabideiros de chão, com roupas penduradas.
Uma mulher sorri e pendura uma roupa em um cabide, ao lado de outra mulher, e à frente de um cabideiro. A primeira mulher tem pele clara, cabelos castanhos, lisos e compridos. Usa óculos e vestido preto de mangas longas, estampado com manchas coloridas, parecidas com respingos de tinta. A segunda mulher, da qual não vemos o rosto, tem pele clara, cabelos castanhos e cacheados. Ela usa roupa cinza. No cabideiro, estão várias roupas penduradas, incluindo um vestido com estampa idêntica à da roupa que a mulher pendura. A estampa tem desenhos de crânios e ossadas de mãos humanas. Na coluna do cabideiro, está afixada a foto de uma mulher usando o vestido com estampa de crânios.
Uma mulher observa e toca uma pilha de sutiãs em um estande. A mulher é gorda, tem pele morena, cabelos loiros, longos e lisos. Usa blusa branca com estampa verde e laranja, e saia longa preta. Quase todos os sutiãs de renda são pretos ou vermelhos. Ao fundo, em outro estande, há bolsas de crochê em um expositor aramado.
Dois cabideiros de chão estão lado a lado, ambos com muitas roupas penduradas. Um deles tem vestidos, blusas e casacos, em diversas cores e com algumas estampas. No outro, há roupas e dois biquínis, que estão esticados em cabides grandes de acrílico, que simulam o contorno de um corpo feminino. Um dos biquínis é branco e o outro tem cinco cores diferentes e vívidas. O colorido, que está mais visível, tem listras largas e em diferentes sentidos. O sutiã tem alças reguláveis e bojo triangular, e a calcinha tem modelagem grande.
Belo Horizonte . Minas Gerais . Brasil . Fixo . Social, Militante e Educação . Empreendedorismo . Feira . Moda . Plus Size . Mulher gorda . Direitos
Kommentare